terça-feira, 30 de abril de 2013

Um bispo com "cojones"

Sim, sei que cojones não é uma palavra que deva ser pronunciada no meu convento, mas o bispo de Bauru mostrou uma coragem grande e merece o nosso apoio. Abaixo a nota da diocese em que excomunga por heresia o padre "Beto" do qual falamos há poucos dias.

"Versão corrigida - Comunicado ao povo de Deus da Diocese de Bauru sobre o pe. Roberto Francisco Daniel

É de conhecimento público os pronunciamentos e atitudes do Reverendo Pe. Roberto Francisco Daniel que, em nome da “liberdade de expressão” traiu o compromisso de fidelidade à Igreja a qual ele jurou servir no dia de sua ordenação sacerdotal. Estes atos provocaram forte escândalo e feriram a comunhão eclesial. Sua atitude é incompatível com as obrigações do estado sacerdotal que ele deveria amar, pois foi ele quem solicitou da Igreja a Graça da Ordenação. O Bispo Diocesano com a paciência e caridade de pastor, vem tentando há muito tempo diálogo para superar e resolver de modo fraterno e cristão esta situação. Esgotadas todas as iniciativas e tendo em vista o bem do Povo de Deus, o Bispo Diocesano convocou um padre canonista perito em Direito Penal Canônico, nomeando-o como juiz instrutor para tratar essa questão e aplicar a “Lei da Igreja”, visto que o Pe. Roberto Francisco Daniel recusa qualquer diálogo e colaboração. Mesmo assim, o juiz tentou uma última vez um diálogo com o referido padre que reagiu agressivamente, na Cúria Diocesana, na qual ele recusou qualquer diálogo. Esta tentativa ocorreu na presença de 05 (cinco) membros do Conselho dos Presbíteros.
O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma cuja pena prescrita no cânone 1364, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico é a excomunhão anexa a estes delitos. Nesta grave pena o referido sacerdote incorreu de livre vontade como consequência de seus atos.
A Igreja de Bauru se demonstrou Mãe Paciente quando, por diversas vezes, o chamou fraternalmente ao diálogo para a superação dessa situação por ele criada. Nenhum católico e muito menos um sacerdote pode-se valer do “direito de liberdade de expressão” para atacar a Fé, na qual foi batizado.
Uma das obrigações do Bispo Diocesano é defender a Fé, a Doutrina e a Disciplina da Igreja e, por isso, comunicamos que o padre Roberto Francisco Daniel não pode mais celebrar nenhum ato de culto divino (sacramentos e sacramentais, nem mais receber a Santíssima Eucaristia), pois está excomungado. A partir dessa decisão, o Juiz Instrutor iniciará os procedimentos para a “demissão do estado clerical, que será enviado no final para Roma, de onde deverá vir o Decreto .
Com esta declaração, a Diocese de Bauru entende colocar “um ponto final” nessa dolorosa história.
Rezemos para que o nosso Padroeiro Divino Espírito Santo, “que nos conduz”, ilumine o Pe. Roberto Francisco Daniel para que tenha a coragem da humildade em reconhecer que não é o dono da verdade e se reconcilie com a Igreja, que é “Mãe e Mestra”.

Bauru, 29 de abril de 2013.

Por especial mandado do Bispo Diocesano, assinam os representantes do Conselho Presbiteral Diocesano."

Um comentário:

  1. DOM FERRARI, APÓS PE BETO RESISTIR PENITENCIAR-SE, PÔS PARA CORRER O NEO INTEGRANTE DA DITADURA DAO RELATIVISMO!
    SACERDOTES DESSE NAIPE SÃO AS PÉROLAS DE SATANÁS!
    Sendo sacerdote agindo dessa forma, incentiva de imediato O projeto missionario em favor do reino das trevas, favorecendo as forças satânicas indutoras do homem ao pecado, pois graças a seus relativistas "ensinamentos" os doutrinados incidiriam nos erros de "consciencia tranquila"...
    É dos modelares exemplos do relativismo, um dos arautos do anti Cristo - se já não é um deles em atividade - pervertendo as mentes das pessoas, já tão instigadas por tantas ideologias que fustigam a Igreja, quer as múltis provenientes das seitas, ou mesmo internas via cismáticos.
    Pobre mundo de hoje, tanta ciencia e tecnologia, tão pouca sabedoria para distinguir o que é do que parece ser e, por falta de verdadeiros missionarios da Igreja tradicional, não da "progressista" ou "light" - muitos caindo nas lábias de um dos milhares de falsos profetas por aí existentes, como esse, incluindo-se mesmo as milhares de heresias cristãs paralelas à Igreja e partidos políticos mercadores dessas ideias, como a relativista Teologia da Libertação e o seu aliado, o marxista PT, ambos impingindo a "religião" ateísta nos incautos.

    ResponderExcluir