segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rito oriental no Brasil falando bobagem

Falar bobagem não é privilegio da escatologia da libertação. Há muito mais gente que fala asneira. Vamos ao caso mais recente.

Um fiel daqui foi assistir missa numa igreja de rito oriental, não digo qual para não ofender, e disse que o padre que celebrava a Missa após a belíssima cerimonia naquele rito, vivida com profunda piedade, perguntou se havia algum fiel de rito Romano. Os que se identificaram desta forma foram exortados a rezar para que o rito latino suprima o celibato sacerdotal que segundo ele é a fonte da falta de vocações e dos desvios do clero.

Em primeiro lugar senhor padre de rito oriental, o senhor está num país onde a maior parte dos fiéis e de rito romano e no qual a norma é o celibato. Em segundo lugar os últimos Papas tem dito inúmeras vezes que esta norma vai continuar assim.

Desta forma solicito ao senhor que fique quieto e respeite os outros ritos assim como respeitamos o seu.

Ia fazer uma ironia, mas graças a intercessão de São João Crisóstomo fico por aqui.

Um comentário:

  1. Situação assustadora até aos já falecidos fariseus do antigo Templo de Jesusalém se estivessem entre nós!
    Assim fosse, muitos pastores protestantes que recomendam o fim do celibato sacerdotal para "acabar com a concupiscencia dos sacerdotes", até pareceria verdade - já me deparei com isso em conversa com eles - cabendo a pergunta, sem resposta: porque de quando em tempo vemos escãndlos sexuais, não são poucos, de pastores protestantes, além de em números superiores ao sacedotes ainda mais em incidencia em casos de pedofilia?".
    Celibato seria bom para os sacerdotes católicos mas para pastores não funcionaria?
    Ficam com o focinho como que chupando limão e boa tarde!

    ResponderExcluir